#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


26 julho 2010

Mãe, eu não passo fome!

Porque as mães sempre pensam que nós filhos passamos fome?

Meus pais são separados, desde sempre, e há uns cinco anos eu resolvi morar com meu pai. Então toda vez que minha mãe vem me ver ela traz uma 'mini-feira'... Hoje mesmo ela veio aqui me ver e trouxe bolo, pudim, macarrão, leite de caixa, gelatina(??), entre outras coisas que eu nem vou falar aqui.

Resumindo, foi uma sacola enorme cheia de comida. Isso é típico de mãe, amigos, tios ou pais não fazem isso; isso é coisa de mãe. Apesar de eu gostar dessa atenção toda, muitas vezes sou obrigado a repreendê-la um pouco, eu digo: "mãããe, não precisa disso, nem disso. Eu não passo fome não, tem comida demais aqui em casa, você sabe."
Mas não adianta NADA, na outra visita ela traz outra 'mini-feira'.

Porque as mães são assim, sempre preocupadas que sua
'cria' não passe fome?

Minha vó era a mesma coisa, quando eu ia na casa dela no fim de semana ela sempre dizia "Meu filho lindo, como você tá magrinho! Venha comer, venha, vou fazer um lanche pra você." E então ela me entupia de comida, bolo, banana com leite condensado, inhame com charque, doce de banana, biscoito, chocolate, macarronada, era comida o tempo todo.

Quando o fim de semana acabava e eu voltava pra minha casa eu sempre ia com uma lancheira, minha vó mandava leite condensado, biscoito, pipoca e claro, coca-cola (vovó era viciada em coca-cola). Minha mãe não gostava nem um pouco dessas coisas que eu trazia, ela não deixava eu comer 'porcarias' durante a semana, então às vezes a 'alfândega' apreendia minha lancheira.


Talvez eu nunca entenda perfeitamente o porquê das mães nos entupirem de comida o tempo todo, pois eu nunca vou ser mãe, nunca vou sentir o que elas sentem. Mas confesso, gosto muito disso.

Às vezes eu penso que essa preocupação excessiva com nossa alimentação surge logo que nascemos, na primeira amamentação. Pense comigo, a mãe normalmente é a primeira a garantir a alimentação do filho, a zelar pela nutrição daquela criaturazinha indefesa. Geralmente ela se mantém responsável por garantir a nutrição do filho durante a sua infância e juventude, afinal é ela que selecionando nossa comida, preparando, cuida pra que comamos no horário certo, na quantidade certa.

Dessa forma talvez elas não consigam se dissociar do pensamento 'meu filho precisa comer', 'vou preparar sua comida', 'ele deve estar com fome'. Como ela poderia largar esse papel depois de anos cuidando disso? É um pensamento que habita sua mente desde que o filho nasceu, e é tão natural, que ela não consegue deixar de se preocupar com isso. Cuidar do filho é como respirar. E quem consegue parar de respirar?
Leia também:
Amor de mãe

[Mente Hiperativa]

Nenhum comentário:

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana