#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


13 janeiro 2010

A nova Era do conhecimento

Tenho diversos amigos que ainda não ingressaram na universidade, talvez por esse motivo eu me mantive bastante antenado com relação à mudança do vestibular tradicional para o ENEM. Assim, escutei muitas opiniões de estudantes e educadores sobre o assunto, a maioria deles me passava revolta e indignação em suas palavras, enquanto uma pequena parte gostou desse novo método de avaliação.

Mas é sempre assim, mudanças radicais e repentinas despertam na maioria das vezes bastante polêmica, o que deixa as pessoas um pouco confusas. Definitivamente não é fácil sair de uma situação confortável, a qual nos julgamos preparados pra enfrentar, e se deparar com outro contexto inesperado.

Confesso que à princípio também fiquei confuso, sem saber se essa medida seria boa ou ruim. Olhando pelos olhos de meus amigos, cheguei a pensar que foi uma má ideia, mas na verdade eu estava tomando uma posição protecionista com relação a eles. Hoje, no entanto, enxergo com bons olhos toda essa mudança e até digo que espero bons frutos desse novo método de avaliação.

A “simples” troca do vestibular tradicional pelo ENEM trouxe consigo uma boa perspectiva para os estudantes, torna-se evidente o declínio da ditadura dos cursinhos pré-vestibulares e de matérias isoladas. Suas ferramentas ultrajadas de ensino que são os decorebas e fórmulas matemáticas, estão caindo em desuso, tudo isso acabou, é passado.

O futuro chegou, a sociedade mudou seus padrões e condutas, e agora nos exige uma nova forma de educação. À cada dia conquista mais espaço uma nova e promissora forma de educar, baseada no raciocínio e no aprendizado interdisciplinar, valores que marcam os tempos modernos. Nesse contexto o vestibular tradicional perdeu seu espaço, não há sentido em decorar quando a tecnologia dispõe de incalculáveis bases de dados com acesso em tempo real, on-line. Essa é a nova realidade, não é preciso memorizar toda informação em sua mente, ao invés disso é importante saber utilizar racionalmente todo esse acervo, organizando-o em redes e associando-o através de diversas conexões interdisciplinares.

Essa é a nova cara da educação, baseada no pensamento rápido, lógico e conectado, dialogando com a tendência da sociedade moderna. Chega de decorebas e fórmulas, chegou a hora de raciocinar.


[Mente Hiperativa]

2 comentários:

Hugo Otávio disse...

hehehehe...
Carlos para ministro da Educação.... :P

Mente Hiperativa disse...

IEUHEIUHEIUHE Otávio e seus copmentários... vlw

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana