#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


17 março 2010

Amor de mãe

Amor de mãe é todo especial, peculiar, e afirmo com toda segurança, é incondicional! Em algum momento da sua vida as pessoas podem te abandonar, até seus amigos e familiares podem desistir de você ou te julgarem pelo que você é; mas uma mãe nunca faz isso com seu filho, ela acompanha e ajuda ele a superar todas as dificuldades da vida, da concepção até o dia de sua morte.

Deve ser por isso então que se diz 'mãe só tem uma', 'mãe é mãe', não conheço nenhum ditado que faça referência desse tipo ao pai ou à tia... A sabedoria popular só anuncia o óbvio: ninguém ama tanto uma pessoa quanto sua própria mãe, ninguém mesmo. Algumas pessoas até exageram ao dizer que amor verdadeiro só o de mãe. Eu não seria tão xiita em afirmar isso, mas com certeza posso dizer que é a forma de amor mais sincera, bonita e verdadeira; também é a única que não espera nada em troca, nem mesmo a retribuição. A mãe ama seu filho mesmo que ele não a ame, isso é amor de mãe, e nenhuma outra pessoa faz isso por você.

Por essas e outras que eu gostaria de saber de onde 'vem' esse amor materno, tão singular. Algumas pessoas dizem que ele nasce devido ao fato da mãe gerar o filho em seu ventre e carrega-lo por nove meses, que isso criaria um laço indissociável e tornaria o filho uma parte da mãe. Mas como ele poderia não ser uma parte dela, já que carrega metade de seu código genético? Do mesmo jeito ele também é uma parte do pai (óbvio...), e ainda assim a natureza do amor é diferente. Além do mais essa explicação não convence pois se fosse assim as mães que adotam e criam uma criança não teriam condições de manifestar um amor incondicional, visto que não teriam carregado ela em seu ventre por nove meses. Deve haver algo além do biológico.

Será puro instinto?

Ou algo espiritual, metafísico?

Pode ser também que seja um costume cultural/circunstancial?

Talvez um pouquinho de cada, ou nenhum deles... quem sabe?!

Não sei a razão desse amor ser assim, talvez nem seja preciso saber, só sei que a mãe é uma dádiva em nossas vidas, devemos sempre demonstrar todo nosso amor por ela, agradecer por tê-la por perto e cuidar de sua vida como se fosse a nossa, da mesma forma que ela faz conosco. Diga a ela que a ama, todos os dias.

[Mente Hiperativa]

2 comentários:

Mente Hiperativa disse...

E tem quem ache que o assunto deve ser tratado no dia das mães...

Odeio clichês, por que não postar hoje?...

Hugo Otávio disse...

"Eu não seria tão xiita em afirmar isso, mas com certeza posso dizer que é a forma de amor mais sincera, bonita e verdadeira; também é a única que não espera nada em troca, nem mesmo a retribuição. A mãe ama seu filho mesmo que ele não a ame, isso é amor de mãe, e nenhuma outra pessoa faz isso por você."

Pode ser xiita aqui nessa situação.
Belo, conciso e simples! E verdadeiro...

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana