#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


27 agosto 2010

Sistemático ou inventivo?

Do ponto de vista da execução de tarefas existem basicamente dois tipos de pessoas: as sistemáticas e as inventivas.

As sistemáticas são boas em organização, são metódicas, tem uma linha de raciocínio pronta e ágil, sabem repetir procedimentos e executá-los uniformemente com maestria.

As inventivas são diferentes, elas precisam de liberdade pra criar, inovar, mudar e radicalizar. Não se prendem a formas ou padrões, não obedecem regras ou reconhecem limitações.

As pessoas sistemáticas costumam ser administradoras, matemáticos, engenheiros, se dão bem na computação; enquanto as inventivas são artistas, publicitários, educadores e arquitetos.

Não existe qualquer tipo de hierarquia entre esses dois tipos de pessoas, são apenas dois tipos diferentes, cada um é bom num ponto específico e todos podem ser bons desde que estejam trabalhando de acordo com seu potencial específico.

Como pode um inventivo ser colocado pra trabalhar em uma seção de arquivamento? Que tal trabalhar com designer?

E um sistemático trabalhando com educação, quem não ia morrer de tédio na sua aula? Não seria melhor tê-lo na coordenação?

Cabe a cada um procurar entender-se (inventivo, sistemático ou qualquer outra coisa) e desenvolver suas potencialidades, não adianta trabalhar com aquilo que não lhe dá prazer ou motivação, dessa forma inevitavelmente se encontra o fracasso. E não se iluda achando que fracassado só é aquele pobre e sem status social, não, o fracasso também pode vir junto com a fama e o dinheiro, o fracasso antes de tudo é triste e vazio, independente de qualquer outra coisa.

[Mente Hiperativa]

2 comentários:

Hugo Otávio disse...

Gostei!

Dario Dariurtz disse...

Hmmmm! E você é...? Rsrsrsrs, brincadeira. Mas eu bem que queria ter um pouquinho de cada, mas não... Meu deus como eu sofro.............

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana