#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


12 dezembro 2010

Desenho de criança

Quando pedimos pra uma criança de 4 ou 5 anos fazer um desenho o que ela faz? Pensa bem nos desenhos que já viu dessas crianças, eles SEMPRE fazem uma casa pequena com telhado vermelho e uma porta com janela, uma árvore, muitas flores, um chão com grama, borboletas gigantes (que só devem ter existido no tempo dos dinossauros), um sol que sorri, nuvens azuis e por fim uma criança invariavelmente de braços abertos.
Mas se olharmos ao redor, existem árvores?
O chão é de cimento e concreto ou grama?
De onde elas tiraram a idéia de que o sol sorri pra nós?
As nuvens são azuis ou brancas?

Não sei porque eles fazem isso, mas acho bonito, queria que consinuássem a ver o sol sorrindo quando crescessem, que permanecessem sempre de braços abertos, que os dias fossem sempre ensolarados e o chão cheio de grama e flores coloridas.

Mas um dia a gente cresce, e os desenhos mudam, se tornam complexos e às vezes chatos, feios, e tristes.



-----------------------------------------
Postagens sobre crianças
-----------------------------------------

[Mente Hiperativa]

5 comentários:

Ana SSK disse...

Bem notado.
Por que pensamos que o sol deixa de nos sorrir?

Allyne Evellyn disse...

Desenhos diferentes, crianças diferentes mas o desejo de que seja sempre colorido!

Confidente aprendiz disse...

-Quando pequena meus desenhos eram sempre assim, e a gente muda tanto no decorrer do tempo, e acho que agora nem sei o que às vezes tento desenhar, confuso demais para entender.
O meu mensenger : Já enviei um convite mas não o vejo online, o meu é : dayannesmog@hotmail.com, me add ? :D

Mente Hiperativa disse...

MT PROVAAAA

So and acabarem =p

WELLEN disse...

Os desenhos mudam por que a percepção de que temos das coisas e os valores se alteram. Cada item do desenho representam algo específico na vida de qualquer ser humano. Isso se chama ARQUÉTIPO.
A casa representa o a pessoa que a desenhou, ou seja, quando somos NÓS quem fazemos o desenho, a casa representá a gente mesmo. Quando a casa tem telhado, por exemplo, significa que a pessoa é muito protetora, em especial no que diz respeito a sua família. Se a casa tem janelas abertas, a pessoa gosta de saber o que acontece ao seu redor, saber da vida dos outros, e sempre gosta de dar uma opinião sobre o assunto.
A árvore representa nossas ambições, sonhos, projetos e perspectivas. Quando a árvore é maior de a casa, significa que a pessoa tem muitas ambições e sonhos. Se a casa for menor, tem pouquíssimas ambições e sonhos. Se a árvore tem fruta, sonhos realizados. Sem frutas e muitas folhas, sonhos a se realizar. Se a árvore for tipo uma árvore de outono, trocando as folhas, trocando de ambições.
Quanto ao sol, este representa a pessoa mais importante da nossa vida. Se o sol está sorrindo, é que nosso relacionamento com a pessoa mais importante de nossa vida está ótimo, agradável. Se vemos apenas 1/2 do sol, talvez ele estando na lateral do desenho, é porque sentimos que temos apenas a metade da pessoa mais importante da nossa vida. Se passa alguma nuvem, aves, ou algo na frente, sinal de conflitos com essa pessoa. Se o sol está se pondo, sinal de perda permanente do relacionamento.
Outras informações, wellenbarbosa@hotmail.com.

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana