#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


15 abril 2010

Consciência: ter ou não ter, eis a questão!

Consciência ao mesmo tempo que pode lhe proporcionar a leveza de um balão, pode também te fazer sentir o sufoco de quem tem uma corda amarrada ao pescoço.

Então pra que serve mesmo essa tal de consciência?

Penso que ela sirva para refletirmos e ponderarmos nossas atitudes, é a velha história da balança, que muita gente não gosta de ouvir...

Quando você tem que tomar uma decisão é preciso colocar tudo de bom num lado da balança e tudo de ruim no outro e aí então ela vai pender para o lado que pesar mais. A consciência serve pra isso, pra que possamos fazer uma auto-avaliação de nossas atitudes e condutas. Então daí vem o balão e a corda... Você pode se sentir estrangulado por ter que se auto-avaliar (quando na verdade não quer) ou então ficar leve, tranquilo por ter feito o que era certo.

Eu não sei até onde é normal usar a consciência, ALIÁS, eu não sei nem o que significa a palavra normal...
Mas enfim, como eu dizia eu não sei até onde é normal usar a consciência, algumas pessoas se preocupam com absolutamente tudo que fazem, pensam que estão sempre metendo os pés pelas mãos e fazendo tudo errado, sempre, se culpam demais e usam a consciência pra se punir. Outras pessoas, no entanto, confundem consciência limpa com memória fraca e não tem esse hábito de usar a consciência, afinal pra que ficar remoendo o que passou? O que foi feito já está feito e pronto.

Tenho um amigo ('cruel') que não costuma pensar no que fez, muito menos pensar antes de fazer alguma coisa. Eu digo a ele que ele não tem consciência, ou não faz uso dela, aí ele responde com bastante seriedade:
"Sim, eu tenho consciência, ela fica amarrada e amordaçada debaixo da minha cama, junto com meu juízo e meu pudor".
Que praticidade! Confesso que eu gostari muito de saber fazer isso, de vez em quando só, poder agir impulsivamente e não ficar 'digeririndo' tudo depois. Às vezes pensar demais dá má-digestão...

[Mente Hiperativa]

Um comentário:

Hugo Otávio disse...

aahuuhauhauha...
Má digestão?
Talvez sim...
E pensar de menos?
O que daria?
Que venha a consciência... :P
Id, Ego e Superego...

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana