#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


14 outubro 2009

Pensando no dinheiro

Na semana passada eu tava levando um papo com vovô, falavamos sobre dinheiro e ele tentou me passar algumas lições econômicas, mas eu não só não entendi como ainda fiquei com mais dúvidas.

Tudo começou quando eu perguntei a ele porque a casa da moeda não pode imprimir um montão de dinheiro para pagarmos a dívida externa, eu sabia que tinha algum problema mas não sabia qual. Ele me falou que além de gerar a desvalorização do dinheiro nós precisariamos ter o equivalente do dinheiro impresso em ouro (ou urânio ou algum mineral precioso).

Só não entendi o que se faz com o ouro depois de impresso e gasto o dinheiro? Fica guardado pra sempre como garantia? Não né... Vira dinheiro também, pode gastar?


Outra coisa interessante, que eu não entendo, é o tal do cheque. Um determinado banco recebe um cheque milionário e os clientes repassam o dinheiro através de outros tantos cheques... e assim vai, de mão em mão, de banco em banco, mas e o dinheiro de papel, 'de verdade', fica onde que ninguem vê?

E se todo mundo resolver sacar seu dinheiro de uma vez? Existe de fato todo aquele dinheiro no banco?

Pra complicar ainda mais as minhas idéias a respeito da natureza concreta/virtual do dinheiro ele contou uma história pra explicar o fluxo monetário:
Um sujeito sai do Recife e vai a Palmares para resolver négocios de sua empresa. Ele procura então um lugar pra ficar e vai num pequeno hotel. Ele pergunta ao gerente quanto custa a diária e fica sabendo que é 100R$, então ele negocia, diz que vai passar 30 dias e o gerente lhe faz o 'pacote' a 2500R$. Ok, ele paga adiantado.

Recebendo o dinheiro o gerente então paga 2500R$ que devia ao colégio dos três filhos pequenos, o colégio paga 2500R$ que devia à merceria, o dono da mercearia paga à farmácia 2500R$, o farmacêutico, enfim, paga ao dono do hotel por uma dívida que havia contraído com ele.

Passados três dias o forasteiro recebe uma importante ligação de seu patrão dizendo-lhe que retorne imediatamente pois a empresa nescessita dele, ele então se dirige ao dono do hotel e pede a devolução do dinheiro correspondente às 27 diárias que não serão utilizadas, o gerente devolve-lhe 2700R$.
Como o dinheiro se multiplicou e pagou tantas vezes ele mesmo? No fim ficou todo mundo quite.

Talvez eu tenha falado um monte de bobagem (constatei isso bem antes de postar...), penso que muito provavelmente todas as minhas dúvidas tenham explicação, eu é que sou ignorante nessa área mesmo, mas quem sabe um dia eu não seja um expert em bolsa de valores (que me parece japonês).

Bem, no final das contas o que percebi foi que o dinheiro nem sempre é palpável, muitas vezes ele nem é tão concreto, é sim virtual.

[Mente Hiperativa]

Nenhum comentário:

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana