#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


27 outubro 2009

Uma pequena viagem


Como sempre, ando me questionando sobre alguns assuntos que estão me inquietando... Penso sobre o sonho e o estado de vigília (ou despertado), quero entendê-los, quero estabelecer um limite entre eles, mas parece difícil, não sei bem ao certo onde um acaba e começa o outro.

Como posso ter certeza absoluta de que nesse momento eu estou acordado, e não sonhando? Quem me garante?

À principio até mesmo eu achei que não havia sentido o questionamento, mas rapidamente me recordei de alguns sonhos que já tive e acordei me perguntando se realmente foi um sonho de tão real que pareceu; havia sentido o sonho, como se tivesse realmente vivido a situação.

Eu mesmo me vejo diversas vezes nessa situação, é verdade que alguns sonhos só me recordo por alguns minutos depois de acordado e outros nem consigo lembrar, mas muitos eu me lembro em detalhes, até sinto a experiência do sonho como um ato real. Costumo ter sonhos nos quais eu sobrevôo a cidade, fico planando no ar, sob as nuvens, sinto o vento e ouço-o, abro os braços e me sinto livre. Não é como um sonho, neles eu realmente experimentei a sensação de voar, não foi algo restrito a minha imaginação. Então, se eu senti que vivenciei aquele sonho, como posso não acreditar que foi realidade, taxando-o como sonho?

Do mesmo modo tem dias que estou acordado e sinto o dia como se estivesse de fora da situação, como um observador apático, é mais ou menos como quando você observa um ponto no infinito com os olhos arregalados sem pensar em nada, o chamado “pensando na morte da bezerra”. Nessa situação você vê e ouve o que se passa, mas é incapaz de reagir ou integrar o momento, é como se estivesse sonhando acordado, ou será que realmente estava sonhando, e não acordado?

Não tenho bem certeza de que a dita realidade é de fato real e que o sonho se passa quando dormimos, começo a acreditar que a distinção entre real e virtual está dissociada do estado de vigília/sono, não penso que seja necessário dormir pra sonhar ou estar acordado para viver a realidade.

Em algumas vezes eu durmo e continuo sintonizado com o mundo ao meu redor, muitas vezes estou plenamente relaxado em minha cama, desconectado de minha razão, mas ainda escutando e vendo o que se passa ao meu redor. Não sou capaz de responder fisicamente, ou pelo menos não tenho a menor vontade de fazê-lo, mas no outro dia sou capaz de dizer tudo que se passou. Seria isto um estado de sono, vigília ou sonho?!


Nenhum comentário:

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana