Prêt-à-porter
Sociedade imediatista. Cada vez mais pensamos ter menos tempo. Foi-se o tempo em que urgência era algo para ser feito agora. Estamos todos atrasados. Coelhos, da Alice, de Lewis Carroll.
Cultura do ontem. O imperativo moderno é: Corra!
Para onde? Não sei.
Para que? Não importa.
Uau! Se a ciência trabalha em prol da longevidade, deveríamos poder fazer as coisas mais devagar, visto que temos maior expectativa de vida. Então... Por que é que temos pressa?
Pressa para amar, e a maior parte das relações não passam de paixonites agudas. Pressa para comer, e os fast-foods acabam com o nosso colesterol. Pressa para enriquecer, mas cada vez mais endividados. Pressa.
Trabalha-se muito, passeia-se pouco. Preocupa-se muito, diverte-se pouco. Casais que passam o dia todo trabalhando para sustentar os filhos, mas que chegam em casa com tamanha canseira, que já não podem mais brincar com os pequenos. Namorados que trabalham tanto, estudam tanto, que no final de semana, só querem dormir. Crianças que fazem tantas atividades para ocupar o tempo, que são impedidas de gostar, de fato, de alguma coisa. E com tantas coisas para fazer, com tão pouco tempo, ainda as chamamos de hiperativas. Heim?! Qual seria a outra opção?
E dá-lhe antidepressivos. Ansiolíticos. Remédios para enxaqueca e dores musculares, cabelos caindo, pressões arteriais subindo.
Fazemos muito e pensamos pouco, em ritmo desenfreado. Ensino superior, mestrados e doutorados em ascensão. Recém-formados desempregados e desinformados. Grades curriculares que prevêm muita prática, pouca teoria.
Corre! Para que amanhã chegue logo. Amanhã vou ser feliz. Viver rápido para que, se caminhamos todos em direção à morte?
----------------------------------------------------------------------------------
Copiei daqui:
http://significantess.blogspot.com/2011/02/pret-porter.html
----------------------------------------------------------------------------------
Copiei daqui:
http://significantess.blogspot.com/2011/02/pret-porter.html
----------------------------------------------------------------------------------
[Mente Hiperativa]
4 comentários:
Adorei...pior q é verdade...uma correria louca e sem tempo pra nada!
bj
Coisas do mundo moderno. Todos têm muita pressa de ter as coisas, que não sobra tempo para viver a vida.
Abração
Bom, se todos somos como o coelho, é melhor para todos, pois, ignorarmos a rainha (ela vai cortar nossa cabeça de qualquer jeito mesmo...) e apreciar um pouco a beleza de Alice. É isso, não é? Dá uma olhada depois no bloguedofrido.blogspot.com . Tô apoiando a OAB do RJ pela reabertura dos arquivos da ditadura. Vá lá, mas sem pressa ^^.
Maravilha 1: ler seus comentários no Significantes.
Maravilha 2: me ler aqui!
Obrigada!
Postar um comentário