#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


19 setembro 2009

E ainda dizem que somos diferentes

Será mesmo que o fato de raciocinarmos nos dá o direito de submeter os outros animais à tortura e ao sofrimento?
Será que podemos utilizá-los do modo que bem entendermos sem nos preocupar com o que sentem ou em qual condição vivem?

Que fique bem claro: Animais não são objetos!

Pode até ser verdade que a maioria deles não consegue elaborar pensamentos tão complexos quanto os nossos, mas certamente eles têm sentimentos rudimentares e sofrem sim. Precisamos refletir um pouco mais a respeito da forma como tratamos os outros seres desse planeta, precisamos aceitar que eles são tão donos do mundo quanto nós e que necessitamos deles.

O senso comum afirma que estamos fazendo um favor em criá-los e que eles precisam de nós, mas isso é uma grande ilusão antropocêntrica, pois NÓS é que nescessitamos deles (eles viveriam muito bem sozinhos). Essa idéia que temos acerca de uma ‘possível’ superioridade é assimilada desde a infância,visto que em qualquer escola primária as criança já aprendem que os derivados da vaca’ são o leite e a carne, e que o couro e os chifres são usados para fazer diversos artefatos; a ovelha ‘serve’ pra nos dar lã e carne; a galinha nos dá carne e ovos; o burro ‘foi feito para’ trabalhar e carregar peso; e o cachorro ‘deve’ nos oferecer companhia e segurança.

Dessa forma nós aprendemos desde pequenos, e tomamos como verdade, que os animais estão aqui na Terra para nos servir e nos oferecer coisas; não aprendemos, entretanto, o que deveríamos oferecê-los em troca. Isso ninguém discute ou ensina.

Apesar de tanta crítica que faço, não sou radical a ponto de achar que deveríamos viver sem qualquer associação com os animais, isso é utópico! Mas mesmo assim continuo afirmando que estamos caminhando por uma direção errada, agressiva e estúpida. É antinatural vivermos sem carne, leite ou ovos, MAS também é antinatural confinar milhares de animais num espaço que não permite sua mínima locomoção, obrigá-los a ingerir enormes quantidades de alimentos e hormônios, privá-los da reprodução e mantê-los num enorme nível de estresse. Não é natural induzir uma vaca a produzir oito vezes mais leite do que normalmente produziria, provocar-lhe inúmeros nódulos em suas tetas e reduzir sua expectativa de vida a menos de um terço do normal. Não é natural selecionar os pintinhos que deverão sobreviver e os que serão descartados na lixeira ainda com vida por que não satisfazem as condições de mercado. Não é natural que uma galinha passe a vida toda numa gaiola lotada em que não pode sequer abrir as asas, sem nunca colocar o pé na terra, que tenha o bico serrado para não matar seus semelhantes devido ao enorme estresse que passam, ou que sejam induzidas por hormônios a pôr ovos ininterruptamente. Foie Gras é um absurdo! Não é natural que se brinque em laboratórios com experimentos desnecessários às custas do sofrimento de animais como macacos, gatos, cães e ratos, que quando não vem a óbito pelo próprio experimento são então sacrificados em seguida, visto que ’não serviriam mais’ para outros experimentos.

Precisamos abrir nossos olhos e observar as consequências danosas advindas da forma errada que estamos tratando os outros animais, eles não podem reclamar diretamente a nós, mas o meio ambiente nos manda constantemente sinais dessa agressão para que possamos tomar consciência de nossos atos.

Quem já esqueceu o caso das vaca louca? Essa tal doença surgiu porque alguem inventou que seria bom dar uma farinha à base de carne e ossos de carneiro para as vacas comerem, elas desenvolveram então um tipo de encefalopatia espongiforme e por muito tempo tivemos medo que essa doença pudesse ser transmitida para os humanos através do consumo de carne bovina.

Tivemos ainda a gripe aviária, que chegou a apresentar muitos casos em humanos e despertou o pânico global. Hoje, no entanto, a moda é a gripe suína e essa pra variar tambem surgiu na indústria, dessa vez no México (bem ali no quintal dos Estados Unidos).

Não resta dúvidas de que existe uma grande manipulação de informações por trás dessas epidemias todas, tudo é um jogo de interesses principalmente por parte da indústria farmacêutica (já ouviram falar no tamiflu?). Mesmo assim, com tanto alarde, é possível que nós estejamos colhendo o fruto que um dia plantamos, a natureza manda avisos, está tudo na nossa cara e só não vê quem não quer.

Pesquise sobre as condições de criação de animais por parte da indústria e forme sua opinião, a Internet está à nossa disposição pra isso!

[Mente Hiperativa]

Links interessantes:

Simulador mostra como vivem as galinhas de granja:
http://www.animalvisuals.org/empathy/virtualbatterycage/#reference

Documentário ESPETACULAR sobre nossa relação com os animais, “Terráqueos” (Parte1):
http://www.youtube.com/watch?v=VADrTscciHA

Um comentário:

XX Vivi XX disse...

Minha nossaaa!!! Como maltratam os bichinhos... eu não sabia que era assim. Vou virar vegetariana urgentemente. bjuxx

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana