#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


21 novembro 2009

Descanse em paz!

Nunca entendi porque deveríamos louvar e adorar um túmulo, uma cova cheia de ossos. Na minha opinião o cemitério não passa de um armazém de ossos amontoados, somente isso. Muitas vezes somos levados a pensar que ali descansa uma pessoa querida que partiu, mas isso não é verdade, a pessoa de fato partiu e ali estão somente seus restos mortais.

Restos mortais não precisam receber flores ou visitas. Pessoas internadas em hospitais sim, essas merecem. Parentes amados que moram distantes ou que há muito tempo não vemos também merecem visitas e flores; restos mortais, repito, não precisam de
visitas e flores.

Nem sempre houve tanto cuidado com os mortos, historicamente as pessoas eram amontoadas todas juntas em valas comuns, que nem sempre eram cobertas pelo solo; apenas os ricos eram enterrados em igrejas (e pagavam caro por esse serviço). Dessa forma, quando a pessoa morria acabava tudo, seu corpo entrava em estado de decomposição junto aos outros numa só massa sob o solo, assim ela era esquecida e com sorte virava adubo orgânico.

Com o advento das cidades, entretanto, esse sistema de vala comum tornou-se um foco de epidemias e então tornou-se um perigo bastante ameaçador para a sociedade, a partir de então as pessoas precisariam receber um maior cuidado ao morrer. Isso ocorreu somente para evitar a contaminação e disseminação de doenças para aqueles que permaneciam vivos (óbvio), nada tinha a ver com rituais religiosos. Era assim, tão simples e prático.


Então por que a gente complicou tanto as coisas que eram tão simples? Por que envolver uma aura místico-religiosa em torno da morte? Por que toda essa indústria funerária tão lucrativa? Por que se iludir achando que aquelas pessoas ainda permanecem ali enterradas, e tratá-las como se estivessem vivas? Por que dar aquela ossada atenção,visitas e flores, tratando-a como se estivesse viva?

Antigamente as pessoas morriam e ponto final, enterrou, acabou. Hoje tem gente que já deixa o funeral preparado e pago (muito mórbido isso), tem velório com garçom, tem caixão ecológico, tem maquiagem para o defunto (não é piada); tem até quem queira ser cremado, mumificado ou congelado. Hoje em dia até morrer é caro e complicado!

Eu não vejo o porquê de tanto louvor aos mortos, não vejo utilidade em se colocar flores ou derrubar tantas lágrimas se antes não tivermos condições de propagar e dar valor ao seu legado. Afinal é somente isso que deixamos, nosso legado, aquilo que fizemos pelos outros; o resto não vale nada!

Pra finalizar e sem querer ser redundante, os mortos estão mortos! Eles não precisam de nós pra mais nada, por isso deixemo-los em paz!

[Mente Hiperativa]

Um comentário:

Déia disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk

Concordo!!

Não mexe com quem ta quieto kkkkk

bj

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana