Não se trata de uma teoria da conspiração ou qualquer paranóia de perseguição, estou me referindo à proliferação das câmeras filmadoras, esse moderno aparato tecnológico que se alastra rapidamente sem que possamos acompanhar sua discreta disseminação. Se você ainda não havia percebido, observe melhor à sua volta e constate o que digo. Mas não precisa se sentir um demente por não ter reparado antes, o esquema foi feito mesmo pra você não perceber tão facilmente.
Estou escrevendo sobre esse assunto porque de uns dias pra cá tomei a dimensão da quantidade de câmeras que tem pela cidade, eu sabia que elas existiam mas não sabia que eram tantas assim! E isso me incomoda, pois por um lado não me sinto confortável em ser constantemente observado; e por outro tento compreender que elas têm como objetivo garantir um pouco mais de segurança (talvez nem garantam, mas pelo menos na teoria serviriam pra isso).
Fico curioso, pra onde vai toda essa informação? Quem a utiliza? E pra que finalidade?
Não me agrada saber que estou sendo filmado, gosto de ficar à vontade usufruindo da minha privacidade, você não? Por exemplo, você gostaria de ser filmado numa festa em que você estivesse bebendo e fazendo besteira; ou na área de lazer do prédio apenas relaxando na beira da piscina e conversando bobagens com os amigos? Seria natural que não gostássemos (afinal não fomos selecionados para o BBB), no entanto somos arbitrariamente 'fiscalizados' na rua, no trabalho, na faculdade, no prédio, no elevador e em tantos outros lugares. Dá pra acreditar que alguns colégios dispõem de câmeras dentro das salas de aula??? (Coloquei até um link a respeito disso lá embaixo).
Essa é a realidade atual, temos que aceitar. Temos que aceitar?
Muita gente já se habituou à essa situação e algumas até gostam de aparecer diante das câmeras, o que não é de se admirar diante da sociedade (EXIBICIONISTA) em que vivemos... A internet ajudou bastante a naturalizar esse comportamento e também a criar uma necessidade de exposição: gostamos de expor nossos pensamentos em blogs, nossas fotos em fotologs, nossos momentos em vídeos no youtube e nossas vidas todas estão no orkut. Hoje é natural que tudo esteja na rede, ao alcance de um clique, qualquer um pode acessar.
Sinceramente eu não me espantaria se alguém estivesse cuidadosamente preparando o cenário para o "show do Truman" (filme estrelado pelo Jim Carrey); dizem que a ficção imita a vida, mas nesse caso seria o contrário.
[Mente Hiperativa]
Links relacionados:
Link do vídeo "o show de Truman"
http://www.youtube.com/watch?v=-UAGOS8IyY8
Sinopse do show de Truman
http://www.overmundo.com.br/overblog/truman-em-busca-da-liberdade
Olhos por toda parte - a vigilância com câmeras para combater o crime se espalha pelas ruas do país
http://veja.abril.com.br/040804/p_100.html
Big Brother nas escolas
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG73503-6014,00-BIG+BROTHER+NAS+ESCOLAS.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário