#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


07 março 2011

A criação do mundo (parte I)

A criação do mundo (parte I)

Primeiro era só caos, mas céu e terra todos misturados numa só massa. Num dado momento Deus e a natureza resolveram intervir e organizar o mundo, começaram separando o mar, o céu e a terra, colocando cada um no seu devido lugar.


Depois um deus -não se sabe qual- esculpiu as montanhas, desenhou os rios e criou os desertos áridos, assim como os formosos bosques. Os peixes tomaram posse do mar, as aves do ar e os quadrúpedes da terra.

Diante da necessidade de criar um animal superior, Prometeu -um dos titãs- criou o homem à semelhança dos deuses e deu-lhe a postura ereta, ao contrário dos outros animais que olhavam o chão, para que pudessem olhar o céu e as estrelas.

Prometeu e Epimeteu -irmãos- se encarregaram de criar os animais e garantir-lhes as características adequadas à sobrevivência, Epimeteu os criou e Prometeu revisou a obra.

Epimeteu atribuiu características específicas a cada animal, sagacidade, velocidade, garras, força e etc. Quando chegou na vez do homem, que precisava ser superior, não sabia o que lhe dar, gastara todos os recursos. Recorreu então a Prometeu que com a ajuda de Minerva acendeu a tocha do carro do sol e deu ao homem o fogo, assegurando assim sua superioridade aos outros animais.


OBS: Trecho retirado do livro "O livro de ouro da mitlogia - Histórias de deuses e heróis", do Thomas Bulfinch.


[Mente hiperativa]

Nenhum comentário:

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana