#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


20 janeiro 2010

Pra que serve a psicanálise?

Psicanálise, com todo respeito, é uma coisa engraçada.

Me parece bastante estranho que uma pessoa pague pra falar sozinha, isso mesmo, falar sozinha porque são feitas poucas intervenções por parte do psicanalista, sendo um monólogo a maioria das consultas.

Quando imagino uma pessoa deitada no divã falando sozinha de imediato eu penso: ‘não seria mais prático e econômico deitar-se na sua própria cama e então falar sozinho lá mesmo? Dá no mesmo!’


Eu pensava assim. Talvez por eu nunca ter ido a um psicanalista, não conseguia entender a diferença entre falar sozinho e falar com uma pessoa que não interage com você. Eu pensava que era a mesma coisa, até conversar com pessoas que fazem psicanálise e ouvir de uma delas a explicação que eu precisava:

“Se a pessoa deita na sua própria cama para falar sozinha ela não terá a menor preocupação em explicar seus pensamentos em detalhes, afinal eles já estão todos explicados na sua cabeça. Sendo assim ela só vai falar o essencial e não vai se dar conta das inúmeras questões que estão nas entrelinhas.

Por outro lado se ela está deitada num divã, num consultório ‘conversando’ com o psicanalista, mesmo que ela não fale nada ela vai se esforçar em contar seus pensamentos em detalhes, tudo bem explicadinho. Só assim ela vai poder se dar conta da enorme complexidade de seus pensamentos e como isso tudo interfere na sua vida.


Assim funciona a psicanálise, é uma forma de detalhar os pensamentos e processá-los de uma forma mais eficiente. Isso só é alcançado apartir do momento em que você fala com alguém; falando sozinho você não chega a lugar algum.”
Realmente a explicação faz bastante sentido, e pensando bem é exatamente isso que eu faço no meu blog! De forma análoga eu poderia escrever meus pensamentos num papel e guardar na gaveta, apenas pensar neles ou até falar sozinho... Mas fazendo assim eu deixaria diversos detalhes pra trás, não enxergaria as diversas questões ocultas nas entrelinhas. Mas apartir do momento em que eu posto algum texto no blog, estou presumindo que alguém vai ler e por isso procuro explicar bem detalhadamente o meu ponto de vista, o que me suscita diversas dúvidas e questionamentos.

Agora sim a psicanálise passou a fazer algum sentido na minha cabeça!

[Mente Hiperativa]

Um comentário:

Hugo Otávio disse...

heheheh... Ainda bem... Assim terei o que ler e o que compreender sobre você... Palavras que resumem o despertar da alma humana. Revelam o que se encontra no mais oculto e escondido, podendo suscitar alegrias, assim como demonstrar uma profunda tristeza. Assim que é a nossa vida, não é Carlos? Repleta de altos e baixos, de desafios e decepções. Ainda bem que ela é assim! Cabe a cada um de nós, desbravadores dessa aventura diária, torná-la mais amena e alcançar a realização de nossos sonhos e metas! Abraço!

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana