#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


14 agosto 2010

Leda e o cisne

No meu universo infantil a casa dos meus avós sempre teve um papel central e muito importante, era lá que eu me sentia lire pra correr, brincar, me divertir. A casa é enorme com um quintal imenso e cheio de jardins, estátuas e 'esconderijos', perfeito pra qualquer criança se divertir.

Como me criei por lá então algumas imagens fazem parte da minha vida, ficaram na minha memória; dentre elas está a estátua de uma mulher abraçada a um cisne, que ficava no jardim de trás.

Outro dia, passeando pelos blogs, vi uma postagem que falava sobre a história de Leda e o cisne. Prontamente eu liguei as coisas, era Leda, Leda estava esse tempo todo no meu jardim, na minha infância, no meu lado e eu não sabia o nome dela.

Leda me viu crescer, acompanhou meu desenvolvimento, e eu tão pouco sabia sobre ela. Enfim pude saber quem era aquela figura que me guardava durante as aventuras pelo quintal, eis a história de Leda:


"Na mitologia grega, Leda era uma bela princesa, esposa de Tíndaro, herdeiro do reino de Esparta. Ela gostava de expor sua beleza nua aos raios do sol, sob olhares indiscretos dos deuses.

Certa vez, Zeus, a caminho de Tróia, encontrou Leda na relva e parou para contemplá-la. Receoso que ela se assustasse com sua majestade e que o repelisse por ser recém casada, Zeus transforma-se em um belo cisne para cortejar a princesa.

Ao vê-lo, Leda senta-se e começa a observá-lo. Diante de seus olhos, o cisne move suas belas plumas
em uma dança excitante, e sua voz suave emite sinais de desejo e paixão. Leda estava fascinada e o cisne aproximou-se mais e começou a tocá-la e acariciá-la com suas plumas e seu longo pescoço.

Apaixonada, Leda deitou-se novamente e aguardou que o cisne se posicionasse sobre ela, e então se amaram. Meses depois, a princesa sente fortes dores e percebe que de seu ventre saíram dois ovos: do primeiro, nasceram Castor e Helena; do segundo, Pólux e Clitemnestra.

Porém Hera, irmã e esposa de Zeus, com ciúmes, persegue e proíbe Leda de viver no reino. Por isso, Zeus compensa Leda convertendo-a em deusa e reservando-lhe um espaço no céu, na forma de uma estrela na constelação de Cisne."


História contada aqui:

Nenhum comentário:

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana