#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


08 maio 2010

Doenças do mundo dos desenhos

Nem os personagens dos desenhos animados infantis escapam dos transtornos, mentais ou não...
À primeira vista pode parecer estranho ou até maluco imaginar que eles possam ter algum traço de alguma doença, achei engraçado quando vi essa imagem na net, e logo fiquei imaginando os possíveis transtornos dos inúmeros outros personagens, e relacionando com pessoas que conheço.

O fato de os personagens apresentarem perfis ou características de trantornos mentais não deveria causar essa sensação de estranhamento, eles foram criados por pessoas que tem lá suas inclinações e tendências. Além disso os personagens não deixam de ser um reflexo do que sente o criador -sua personalidade e seus conflitos internos- e do que ele vê ao seu redor nas pessoas com quem convive.

Às vezes eu fico pensando nos desenhos animados, tentando abstrair o que há por trás das falas dirigidas ao público infantil, tentando captar as mensagens subliminares dirigidas aos adultos. Certa vez um amigo estudante de administração me fez enxergar o Bob esponja como representante do proletariado, conformado e resignado diante de um patrão explorador, seu siriguejo, que não está nem aí para o bem-estar de seus empregados; uma clara representação do capitalismo selvagem que não vê limites na busca incessante pelo lucro.

De primeira eu achei uma viagem da cabeça dele, mas observando bem faz todo sentido, esse e tantos outros olhares sobre os desenhos nos mostram que sempre há algo a ser visto, mas que não está tão claro assim, é preciso observar bem e analisar com calma.

Não se pode esquecer que os desenhos foram feitos PARA as crianças assistirem, mas foram elaborados POR adultos,e esses fazem questão de deixar suas impressões ali registradas, basta olhar atentamente.

[Mente Hiperativa]

Nenhum comentário:

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana