#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


09 maio 2010

Quebra (minha) cabeça

Conhecer alguém é como montar um quebra-cabeça (daqueles com peças bem miúdas), é juntar cada fragmento de seu discurso, de suas atitudes, tentar prever seus gestos, interpretar suas palavras dando-lhes algum sentimento. Construir uma pessoa é sempre um desafio, cheio de pequenas vitórias e derrotas, diárias, constantes e inevitáveis.

É preciso paciência, pra deixar o tempo passar, pra perdoar defeitos, pra esperar conquistar seu espaço, pra conseguir um esboço desse alguém. Digo esboço mesmo, nem se iluda, ninguém conhecerá o outro por completo, não conhecemos por completo nem a nós próprios. Sempre haverá uma peça faltando, ou alguma nova a surgir nesse imenso quebra-cabeça.


No começo é sempre a mesma coisa, a outra pessoa é um nada, um vazio, não passa de um tabuleiro em branco e algumas poucas peças empilhadas e sem o menor encaixe, é só expectativas e especulações, fantasia e idealizações da nossa mente sedenta por conhecê-la. Ao longo do convívio, no entanto, cada um mostra o que é, do que gosta, o que faz ou desfaz. Assim ,aos poucos, é que vamos nos mostrando, magoando, alegrando, decepcionando e surpreendendo. Cada cabeça é um mundo sedento por ser descoberto e entendido, e só com o decorrer do tempo é que dá pra ter uma noção de quem é a outra pessoa, seus defeitos e virtudes, o que sonha e odeia, e quer ou não quer, o que almeja, o que rejeita.

Depois de muito custo e esforço, somente depois de gastar muito tempo e paciência é que as peças do quebra-cabeça vão se encaixando adequadamente e fazem algum sentido pra nós.
Desvendar a mente de alguém não é fácil, não se faz do dia pra noite, não ocorre sem haver qualquer sofrimento ou desapontamento, mas é também um processo bastante proveitoso e gratificante, sempre o é, basta você saber valorizar o que há de bom no meio daquele 'amontoado de peças'.

Quanto mais difícil de montar, mais prazeroso será o final do jogo.

[Mente Hiperativa]

Nenhum comentário:

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana