#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


16 setembro 2010

UMA formiga faz falta?

Uma vez eu estava no pátio do curso pré-vestibular (faz tempo), me divertindo, tentando matar uma formiga na mesa. Minha professora viu e logo gritou: "NÃO faça isso, você depende dela! Vocês estão ligados!!!"

Claro, na hora eu pensei que ela era louca. Por que eu precisaria de uma formiga? Existem tantas que uma a menos não faria falta. Você acha que uma formiga a menos faria falta?

Lembrei-me dessa história porque essa semana eu estava dando plantão voluntário no hospital e fiquei observando a rotina de lá, a rotina de um profissional de saúde. O paciente procura o médico, recebe um diagnóstico. O médico não é Deus, não pode cuidar sozinho do paciente. Este é então encaminhado a uma fonoaudiologista, a uma nutricionista, psicóloga ou terapeuta ocupacional. Ou então fica internado no hospital, aos cuidados das enfermeiras, técnicos e auxiliares.

É tudo uma rede.

E todos estão à serviço ou subordinados ao médico? Claro que não. Estão todos à serviço da saúde do paciente. E o que são esses profissionais senão formiguinhas? Todos estão juntos, trabalhando para o bem-estar do paciente. O médico, e somente ele, pode dar o diagnóstico e encaminhar à terapêutica adequada, mas ele não pode reabilitar os movimentos do paciente, cuidar da sua fala, passar-lhe uma dieta ou cuidar dele durante o pós operatório. Somos SOMENTE uma formiga da colônia, uma parte do todo.

E agora eu retomo a pergunta que fiz inicialmente: será que uma formiga a menos faria falta?

[Mente Hiperativa]

4 comentários:

Paulo D. disse...

É, faria sim.....Eu trabalho em um hospital, e aqui trabalham alguns médicos bem arrogantes, eles desfazem das moças da limpeza e do pessoal da cozinha os tratam como se fossem lixo.....Eu fico pensando que, sem as tias da limpeza o hospital estaria uma porcaria, sem o pessoal da cozinha não teríamos um bom almoço todos os dias.....Enfim, todos temos nossa função, todos dependemos uns dos outros, mesmo que indiretamente. Ninguém faz nada sozinho.

Mente Hiperativa disse...

Pensamos exatamente igual, cara!

Dependemos uns dos outros, e na realidade não existem hierarquias ridículas que se baseiem em poder ou dinheiro, isso não passa de uma invenção de pessoas desconpensadas para poderem se sentir melhores às custas da desvalorização do outro.

Pobre deles, quew não conseguem reconhecer a importância e valor dos outros na sua vida.

Gosto dos seus comentários.

Aline disse...

É uma pena que existam pessoas assim, afinal de que adianta estudarmos tanto se não aprendemos a base de tudo e o mais importante que é saber respeitar as pessoas?

Isabela Villares disse...

O ser humano precisa superar seu nato egocentrismo, assim poderá facilmente se colocar no lugar do outro, evitando destruí-lo com atos ou palavras. Penso que por falta deste empenho a humanidade dá largos passos errados e não costuma olhar pra trás e ver as marcas de suas pegadas.
Foi muito boa sua reflexão...

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana