Será que é uma forma de querer se enganar, de negar sua própria parcela de culpa? Afinal quando dá certo todos se sentem os responsáveis; mas quando não dá, ninguém assume a responsabilidade...
Eu penso que em qualquer relação -seja ela familiar, profissional ou mesmo num namoro- existe sempre o caráter bilateral, ou seja, existe ali o empenho de duas pessoas, e não somente de uma delas. Mesmo assim parece mais fácil pensar e agir como se a relação fosse unilateral, é bem mais simples jogar a culpa no outro e responsabilizá-lo por tudo que podia ter dado certo e não deu.
Por isso quando a relação tá difícil com alguém, conturbada, indiferente ou se esfriou de repente, cabe a cada um reconhecer e aceitar sua parcela de culpa e trabalhar rapidamente para reverter a situação.
Do contrário é melhor colocar um ponto final, não adianta fingir que não vê, não adianta esperar somente do outro. Quem decide 'fazer nada', no fundo já está fazendo alguma coisa.
[Mente Hiperativa]
Um comentário:
Sábias palavras. O relacionamento A DOIS, diz tudo né? O barco só navega quando há simultaneidade e disposição para mobilizar os lemes.
Até, Carlos!
Postar um comentário