#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


11 maio 2010

Crítica construtiva

Às vezes eu penso que nem todo mundo está preparado pra ouvir a verdade. As pessoas dizem que valorizam a sinceridade, mas quando você age assim elas não gostam, querem é que você diga apenas o que elas gostariam de ouvir. Assim parece mais cômodo e confortável.

Então como falar a verdade e ao mesmo tempo ser agradável e amigável? Eis um desafio, dosar a hipocrisia e a transparência.

Sempre acreditei que devesse falar tudo de bom e de ruim que vejo num amigo. Como poderia sempre concordar com ele, nunca me opor ou falar abertamente sobre seus erros? Achei que qualquer um entenderia e utilizaria isso para crescer como pessoa, melhorar a si mesmo.

Isso se chama crítica construtiva, alertar um amigo sobre uma conduta (que você ache) incoerente, pra despertar uma reflexão nele. A intenção disso jamais seria colocá-lo pra baixo, só um idiota pensaria assim, na verdade o que se quer é ajudá-lo a reconhecer seus defeitos, a enxergá-los para que ele possa tentar corrigi-los e assim tornar-se uma pessoa melhor.

O que constato na realidade não é bem assim, algumas pessoas não estão preparadas pra escutar a verdade, não aceitam ouvir que têm defeitos, não querem encarar a sua própria realidade. Pois se elas não estão preparadas pra isso eu também não estou preparado para ser hipócrita, e ainda estou muito menos preparado pra segurar meus pensamentos, eles fogem, escapam. Não consigo frear meus impulsos e agir tão dissimuladamente, falo o que penso e pronto.

[Mente Hiperativa]

2 comentários:

Anônimo disse...

"Não consigo frear meus impulsos e agir tão dissimuladamente, falo o que penso e pronto."

Esse é o problema...

Mente Hiperativa disse...

Se identifica "Sr anônimo", vai ficar se escondendo e fugindo é?

ESSE é o problema!

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana