Fiquei pensando nisso, afinal, psicologia é saúde ou humanas?
De fato essa profissão não é considerada da área de saúde, é ensinada na área de humanas, talvez porque ao contrário dos cursos de saúde, a psicologia não trata a porção fisiológica do paciente (pelo menos não de forma direta), não usa medicamentos, cirurgia ou tratamentos orgânicos.
A psicologia usa o poder da palavra pra atingir a cura, usa o discurso, o amadurecimento de idéias, o simples pensar, e se dar conta de seus problemas. A psicologia é bem mais sutil, manipula os pensamentos para garantir a saúde, ensina cada um a lidar com suas próprias limitações e dificuldades, a conviver consigo mesmo.
Psicologia é sim saúde, claro,e é uma aliada cada vez mais utilizada em diversos tratamentos médicos, e digo aliada e não ferramenta ou auxiliar, não, não se pode tirar o mérito da psicologia. Nessa relação complementar cada um tem seu papel, a medicina e a psicologia, cada um tem sua função e não pode ser suprido ou compensado pelo outro.
Psicologia e medicina estão muito próximas, e ao mesmo tempo distantes; cada uma utiliza um método distintos mas ambas almejam atingir o mesmo objetivo, o bem-estar do paciente, as duas cuidam portanto da nossa saúde.
[Mente Hiperativa]
Um comentário:
Senna, teu post vai me ajudar no meu glossário de Libras.
Valeu ; )
Postar um comentário