- O que MAIS chama a atenção de vocês na observação do paciente?
Ninguém ousa responder, a insegurança e o silêncio tomam conta do pequeno consultório.
- Professor, notei que o olho esquerdo da paciente pisca espasmodicamente, eu respondo, diante da cara de espanto dos outros alunos que se perguntam 'como eu não enxerguei isso?'
O professor insiste, aguça os alunos:
- O que mais vocês notaram? Estabeleceram alguma relação a intensa constipação que a paciente relata? Lembram que ela morou em casa de taipa? Lembram que foi picada pelo barbeiro? Então pode ser uma manifestação tardia do Tripanosoma no trato digestivo. Vamos pedir exames de sangue pra confirmar essa hipótese. O que mais vocês notam ao olhar para a face da paciente? O que percebem?
(Nessa hora já imaginávamos de tudo)
- Ela está um pouco deprimida? - responde um aluno que estava lá atrás, num tom de voz bem baixo, com medo de estar falando alguma bobagem.
- EXATO! - afirma e tranquiliza o professor. Ela tem a postura passiva, cabisbaixa, deprimida. Veja que ela se segura na cadeira, apesar de estar sentada e bem apoiada, num ato de clara insegurança. Ela tem o tique de ficar mexendo com os dedos, como quem conta dinheiro, isso é sinal de ansiedade. Ela precisa de um apoio psicológico também. Vamos fazer esse encaminhamento.
-------------------------------------------------------
Medicina é mesmo muito estudo, estudo aplicado. E muito treino. É observação do comportamento, cuidado e atenção aos detalhes, é raciocínio, é a montagem de um quebra-cabeça.
[Mente Hiperativa]
8 comentários:
você é uma mente perigosa..
adorei os comentários.
Pense numa arte, repleta de mistérios que intriga que ouve, observa, sente, vive. Medicina é isso. Um pouco de tudo e, de tudo, um pouco.
;)
Sou nada...
Ah então você ainda não é médico,ah mas vai ser, meio caminho andado...
Hum para uma mente inquieta a psiquiatria ou a neurologia seria uma boa,hihihhiih.
Um ótimo findi!
Beijos
E acrescento: é se importar de verdade. É reconhecer seus limites e compartilhar os cuidados com outros profissionais. É olhar o ser humano, dono daquele corpo...
Camila Sousa de Almeida - CRP: 03/6243 disse...
E acrescento: é se importar de verdade. É reconhecer seus limites e compartilhar os cuidados com outros profissionais. É olhar o ser humano, dono daquele corpo...
É ISSO AÍ
Ei, queria te indicar um blog muito bom de um estudante de Medicina: http://sanidadeinsana.blogspot.com/
:)
olá colega! essa borboleta ai de cima me indicou o seu blog, vejo q ela fez o mesmo a vc! rsrs
mt legal! medicina é uma arte linda...é a arte de apreciar belos quadros pintados na nossa frente todos os dias! refaçamos as molduras quebradas, reparemos as telas rasgadas e reavivemos a tinta fosca, afinal de contas os quadros merecem ser admirados como um todo, além de seus intrigantes detalhes!
;)
abraço e visita meu blog!
Postar um comentário