#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


19 setembro 2010

Psicóticos, eles sofrem

Esse texto é uma continuação/explicação/interpretação do texto http://mente-hiperativa.blogspot.com/2010/09/psicose-perda-de-contato-com-realidade.html

Eu li um livro sobre o sofrimento, sobre pessoas rotuladas como problemáticas mas que na verdade, no seu íntimo, SOFREM. Na maioria das vezes elas não sabem como lidar com esse sofrimento e então entram em choque e conflito com todos que lhe cercam, recebem por isso o estigma de pessoas difíceis.

Não pense que isso é uma realidade distante, encontrada apenas em clínicas psiquiátricas, não, todo mundo tem pelo menos um 'problemático' na família, alguns amigos, pode ser até eu ou você. Muita gente tem uma 'fase problemática' na vida, eu diria que todos nós temos. Isso é mais comum do que podemos pensar, trata-se de pessoas depressivas, apegadas, traumatizadas, pervertidas, inférteis, sistemáticas, fracassadas, hipocondríacas, limitas, fanáticas e outras.

O livro todo foi ótimo, mas nesse texto eu vou focar em uma seção que foi bem esclarecedora, sobre os psicóticos. Não sei se vocês sabem, mas os psicóticos têm episódios de alucinação e perda de contato com a realidade, a ponto de não saberem se estão aqui lendo um blog ou se tudo não passa de uma ilusão. Não sei se é sempre assim, o tempo todo, mas quando estão confusos eles se comportam de uma forma peculiar e bastante estranha pra nós que somos "normais" (ou não-psicóticos). Eles têm o hábito de se mutilar.

Eu sempre achei que eles faziam isso pra chamar a nossa atenção, sim porque isso chama a atenção, cortar os pulsos, cortar-se, ferir-se. Mas o livro me esclareceu tudo, eles não querem chamar a atenção, querem apenas se certificar de que estão "na realidade" e não se trata de mais uma alucinação de sua cabeça.

Então você pode me dizer que é loucura cortar-se pra sentir-se real, e eu te pergunto: você nunca pediu pra alguém te beliscar pra você ter certeza de que não estava sonhando e que aquela situação era real? Aposto que já fez isso sim.

Pois bem, resguardando as proporções é a mesma coisa que o psicótico faz. Ele precisa sentir a dor pra ter certeza de que aquilo é real. Então peço a você, caso tenha algum familiar, amigo ou conhecido "problemático", que costuma se cortar e ver seu próprio sangue jorrando, não julgue-o, não ache que é bobagem pra chamar a atenção ou fazer confusão. Ele pode estar sofrendo.

[Mente Hiperativa]

2 comentários:

Dario Dariurtz disse...

Esse moço se interessa bastante por assuntos da mente... Louvável seu interesse...

Almyr Rodrigues disse...

Excelente!

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana