Há uma metáfora que gosto muito, dos porcos-espinhos:
" Um grupo de porcos-espinhos, num dia frio de inverno, se aproximaram uns dos outros pra se esquentarem e assim não congelarem. Em um dado momento a proximidade entre eles era tamanha que estavam espetando uns aos outros, ferindo-se, por isso se afastaram de súbito. Rapidamente começaram a tremer de frio, pois junto com a proximidade perderam também o calor que ela proporcionava a eles. Se aproximaram então, novamente, em busca de alívio do frio. Depois se afastaram por conta da dor. Criou-se um ciclo no qual buscavam uma distância confortável entre a dor e a proximidade. "É exatamente assim que ocorre com os relacionamentos - sejam eles da natureza que forem - é sempre uma busca eterna pelo equilibrio, um ajuste sem-fim, oscilação entre imposição e renúncia. Relacionamento é um desafio que exige muito jogo de cintura e sobretudo flexibilidade.
[Mente Hiperativa]
7 comentários:
O difícil é o equilíbrio, eu até hj nunca consegui.
abraços!
concordo fielmente nesta metáfora meu caro. na verdade os seres humanos desenvolvem-se diante do convívio de outros, não há evolução sem co-habitação!
vc é genial!
ps: li os dois textos que me indicou. confesso que ri na parte em que diz não imaginar Deus comendo pipoca assistindo a encenação... kkk
enfim. abraço!!
Ótima metáfora!!! Me fez refletir sobre várias outras coisas. relações humanos é sempre um ótimo assunto para ser tocados. acertou em cheio.
Abraço.
Alteridade.
Lidar com pessoas não é facil.
O grande problema e entender, aceitar e conseguir essa flexibilidade... quando nada disso é conseguido, ou um se afasta demais por conta dos espinhos e mesmo morrendo de frio, não acerta o caminho de volta, ou o outro mesmo sangrando, morrendo de dor, não sai de perto para não perder o calor, pura dependência... Excelente metáfora!!
Totalmente verdade, infelizmente somos assim..
Boa Semana pra vc!!
beijo
Postar um comentário