Primeiro de tudo, o que é auto-estima?
É sobretudo a visão que temos de nós mesmos, e não somente isso, mas também as implicações que esse juízo traz para nossas vidas.
Pessoas com baixa auto-estima costumam ser inseguras têm medo de tomar decisões, medo que descubram seus 'supostos pontos fracos', se preocupam demais com o julgamento alheio, costumam se desvalorizar e não sabem lidar com os próprios fracassos.
Às vezes o apreço exagerado por si mesmo reflete na verdade uma baixa auto-estima - os psicólogos chamam isso de "sobre-estima" - e ocorre quando a pessoa mascara sua baixa auto-estima através de uma supervalorização de si mesma. Na maioria das vezes ela mesma sabe que é tu mentira, fachada, mente para os outros, engana-os se fazendo de forte, mas por dentro sofre sentindo-se inferior. Pense nisso quando lidar com uma pessoa arrogante e prepotente, pode ser um disfarce.
Outra característica de quem tem sobre-estima é colocar sobre os outros a culpa de seus fracassos, além de jamais tolerar ser criticado. Uma pessoa com auto-estima sólida certamente encara melhor suas dificuldades, com clareza e objeção, é sem dúvida uma pessoa mais madura emocionalmente.
[Mente Hiperativa]
4 comentários:
Também já postei sobre isso: http://ericksonianamente.blogspot.com/2010/07/enxergando-o-invisivel.html
:)
P.S. ADOREI a imagem!
Nós sabemos que o mundo em nosso redor esta cheio de pessoas assim.
A mente humana é tão complicada, como descomplicar isso tudo? Mais uma pergunta sem resposta...
Abraço, bom domingo.
mt bom cara! meu colega vc acha imagens fantasticas! me conta o segredo! rsrs
realmente nunca mais postei...meu internato esta sugando as minhas energias! rsrs
me diz uma coisa vc pensa em fazer psiquiatria? esta em q periodo da facul? vai p congresso brasileiro de psiq em fortaleza esse mes?
haja perguntas!
abraços!
Muito, muito, muito bom teu blog!!! adorei tudo, as postagens, as imagens são fantásticas, suas sacadas!!
Auto-estima realmente é uma questão que me faz refletir muiiito! Maturidade emocional é algo que tentamos galagar todos os dias, pelomenos, os conscientes. Eu ainda sou um bebê neste sentido, mas se Deus quiser, eu chego lá!!
Postar um comentário