Antigamente IDOSO era sinônimo de velho, era um termo usado pra denominar aquelas pessoas frágeis e extremamente dependentes, que usavam dentadura e passavam o dia numa cadeira de balanço, eram muito esquecidas e -parafraseando Raulzito- ficavam com a boca aberta cheia de dentes esperando a morte chegar.
Hoje as coisas estão bem diferentes, podemos ver nossos idosos (e não velhos) correndo no calçadão da praia, usando a internet, em bares bebendo e conversando, fazendo musculação, ginástica, trabalhando, dirigindo...
Então COMO poderíamos continuar a chamá-los de velhos???
Antigamente, no tempo da minha bisavó, o idoso era velho, aos 50 ou 60 anos já estava ficando "gagá", esquececido, não andava direito e precisava de ajuda até pra ir ao banheiro. Mas isso é coisa do passado, coisa difícil de se ver, a terceira idade não é mais o fim da vida, cada dia mais atingimos até a quarta idade. E que isso seja cada vez mais comum, longevidade aliada à qualidade de vida.
Por isso hoje podemos dizer..... Idoso sim, velho jamais!
[Mente Hiperativa]
2 comentários:
Isso mesmo!
Idoso sim, velho jamais! Espero um dia poder contribuir para essa tão chamada qualidade de vida. O que tem se percebido é a inversão entre idoso jovem e o jovem idoso, sem motivação, sem esperança, sedentário, negligente para a vida! Esses idosos têm sim, muito a nos ensinar! A terceira idade não é o fim da vida! Pelo contrário, é o começo de muitas novas histórias!
Sincronicidade? Acabo de postar algo sobre a velhice...
Postar um comentário