#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


20 abril 2010

O cérebro perfeito

Até um passado bem recente eu achava que poderia existir um cérebro perfeito, capaz de apresentar um desempenho homogêneo em todas as áreas de cognição. Sendo que quanto mais eu leio sobre neurociência mais eu me convenço de que essa idéia está completamente ultrajada. Não existe esse tal cérebro perfeito, não existe nem existirá.

Cada cérebro tem sua configuração própria, cada um desenvolve determinadas áreas corticais em detrimento de outras, é assim que funciona. Por isso cada pessoa apresenta habilidades e aptidões específicas, assim como deficiências e dificuldades também. Ninguém é bom em tudo, mas todo mundo é bom em alguma coisa.

Um bom exemplo disso são as crianças autistas, que apesar da dificuldade de interação social podem ser brilhantes em áreas de cálculo e informática. Forçar o desenvolvimento de habilidades relacionadas com a comunicação pode provocar a retração de suas potencialidades. Assim como os portadores de autismo, qualquer um de nós também tem seus pontos fortes e fracos.

Sabendo disso, minha teoria do cérebro perfeito perde completamente a viabilidade, passando a ser não somente improvável, mas também indesejável!

Um cérebro perfeito seria mediano em tudo, não teria aptidão ou talento específico pra nada; não teria nenhum déficit, é verdade, mas também nenhum superávit. Que bom que somos imperfeitos, então, cheios de limitações...

[Mente Hiperativa]

Um comentário:

Amandita disse...

Mais uma vez você, com essas reflexões tão tranquilizadoras para mim. Canto aconchegante esse seu.

De fato, que bom não sermos perfeitos.

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana