#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


07 dezembro 2010

Quem construiu a metrópole Paulista?


Essa semana conversei com um amigo paulista sobre a doida sem-noção, Mayara Petruso, que disse no Twitter que nordestino não é gente e manifestou seu (mórbido) desejo de exterminar os nordestinos, afogados de preferência. Meu amigo quis sustentar que São Paulo não precisa dos nordestinos e eu, claro, quis mostrar a ele nossa inegável importância.


"São Paulo para os paulistas"

Eu realmente acho graça dessa frase, toda vez que leio isso eu não aguento e solto uma gargalhada pois pra mim é bem claro e trasparente que São Paulo não sobreviveria somente com os paulistas. Isso é tão óbvio.

Quantos paulistas existem em São Paulo?
Será um número maior do que a soma dos outros povos que lá habitam?
Acho pouco provável...

São Paulo é uma metrópole cosmopolita onde se encontra gente de todo o Brasil, mais do que isso, de todo o mundo. São diversos bairros direcionados inteiramente a um povo de determinada nacionalidade, etnia ou cultura. É muita gente ali e a maioria -apesar ser paulista de acordo com o registro de nascimento- carrega o sangue e a cultura de outro lugar.


Será que os paulistas, sozinhos, construíram o que São Paulo é hoje?
Será que eles conseguiriam, sozinhos, manter tudo aquilo?

Acho até desnecessário responder, pois qualquer pessoa sensata sabe a resposta. Mayara Petruso talvez não saiba a resposta correta, talvez ela (e TANTOS outros paulistas) pensem que são auto-suficientes. Se eles tivessem a capacidade de olhar ao seu redor e a humildade de reconhecer que dependem dos outros, saberiam que não passam de uma minoria; enxergariam a quantidade de chineses, árabes, italianos, nordestinos e tantos outros povos que vivem harmoniosamente nessa cidade.

Não diria que os nordestinos são os grandes responsáveis pela construção e pelo que São Paulo é hoje, seria uma inverdade, mas digo sim que boa parte se deve a nós, nordestinos, e boa parte se deve também a IMENSA quantidade de imigrantes e seus descendentes que adotaram essa cidade e esse país como sua casa. Então, todos esses contribuíram e continuam contribuindo para sustentar essa metrópole paulista que não pára de crescer.


Se São Paulo estivesse esperando somente pelos paulistas, coitada da metrópole... Hoje não passaria de um pequeno povoado.

[Mente Hiperativa]

14 comentários:

Confidente aprendiz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Confidente aprendiz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Confidente aprendiz disse...

-Ainda existe um grande preconceito em relação aos nordestinos,é um grande absurdo achar que eles são diferentes de outros, todos somos iguais independente de qualquer lugar. Pessoas de outras cullturas tbem conservam o seu modo de vida e vivem numa boa com outros mesmo sabendo que aquele devido lugar é diferente de sua cultura. Queria que muitas pessoas pensassem como eu e você, mas infelizmente são raras. A mistura de raças, regiões, sutaques, cultura é que fazem esse Brasil ser tão bonito e grandioso e inclusive termos esta metrópole tão conhecida.

Heli disse...

Louvável!
acredito que acima de qualquer elo geográfico e tecnológico, está a elo cultural e social que forma esta importante região tão diversificada, que retrata de forma ímpar a dependência intra-nacional.

brilhante!!!

abraçooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Heli disse...

um puta orgulho meu texto ser o seu primeiro de janeiro...

fiquei até encabulado ><

obrigado pelo credito de SEMPRE.
te dedico!

Ro Fers disse...

São Paulo é a mistura de todos os povos,de todas as nações, de todas as culturas...
Realmente o preconceito com nordestinos é grd, confesso que amigos e até mesmo eu zuávamos nos nordestino, mas tive a grd chance d conhecer Salvador, nos quais fui hiper bem recepcionado por todos, que ao saberem q eu era d SP não expressaram nenhum preconceito ou algo do tipo. Achei as pessoas do nordeste bem receptivos, bem educados, nos quais acho um absurdo esse tipo de preconceito, pois todos são iguais, e lembrando que grds escritores, poetas, dentre outros seres que fizeram sucesso no passado, ou até mesmo fazem sucesso, são nordestinos.
Preconceitos sempre haverão, seja por cor, sexualidade, dentre outros tipos... Pessoas preconceituosas deveriam ser enviadas a marte, serem os primeiros habitantes de lá, viverem entre eles, fora da sociedade...

Wanderley Elian Lima disse...

Concordo plenamente com você, aliás, sempre concordo com você, aliás tô sentindo sua falta.
Abração

Mente Hiperativa disse...

Sempre concorda comigo eh?! kkkkk

Unknown disse...

Andei meio ausente por conta da federal, mas eis eu aqui travês.
Nunca vi se falar tanto sobre "Paulistas x Nordestinos" como tenho ouvido - e lido - ultimamente.
Inclusive uma amiga minha até comentou essa semana que seria melhor pra todos que SP, tivesse sua independência do resto do país logo de uma vez e se torna-se um país, já que muitas vezes se considera assim.
Eu por outro lado, não acho que isso deveria ser visto com olhos de disputa, seja lá o que desencadeou essa certa agressividade de alguns paulistas com alguns nordestinos, não justifica tornar isso um duelo.

De fato grandes personalidades, grandes pessoas saíram do NE, da mesma forma que outros tantos seres incríveis saíram das bandas paulistas, do mesmo jeito que também saíram do resto do país.

Sempre quis saber por que algumas pessoas se acham mais especiais que outras a ponto de julgá-las seja lá pelo que for, além de muitas vezes racistas, muitas vezes homofóbicos (entre tantos outros titulos ruins). Brasileiro agora vai querer ganhar o titulo de xenófobo também?

Talvez tenha parecido agressivo, até um pouco extremista, mas diante de tantas coisas vistas nos últimos tempos o resultado não poderia ser outro.

Flor de Lótus disse...

Oi,MH!Lindo post, realmente São Paulo não foi feito só pelos paulistanos, mas o preconceito é evidente isso ficou claro numa reportagem feita pelo CQC há 1 ou 2 semanas, levando nordestinos e paulistas para procurar emprego.
Aliás o Brasil deveria ser o país no mundo a menos ter preconceitos pois somos um país multi cor,muito etnias cheio de diversidade e beleza.
Beijos

Mente Hiperativa disse...

Eu não quis insultar um confronto entre Sulistas e Nordestinos, de forma alguma (só pra não restar dúvida). Só fiz questão de mostrar aos paulistas que a grande São Paulo que hoje conhecemos foi construída por Brasileiros de todo o país e não só paulistas.

Também não acho que a aolução seja dar a independência à São Paulo, eu acho que ela não tem estrutura pra isso, rapidamente se acabaria. Pra mim isso não faz sentido... Além do mais já imaginou se houvesse uma onda de processos separatistas no Brasil e ele fosse todo retalhado??? QUE CAOS!

Quanto ao preconceito chega a ser curioso e ao mesmo tempo inquietante o fato do europeu ter preconceito com o Estrangeiro (Brasileiro), o próprio Brasileiro (Paulista) tem preconceito com o Nordestino, o Nordestino da Bahia tem preconceito com o do Ceará, o do Ceará que mora em fortaleza tem preconceito com o do interior do Ceará, o do interior do Ceará tem preconceito.... Enfim, isso é ridículo. E no fim das contas somos todos a mesma porcaria de gente.

(Agora quem foi agressivo fui eu...)

Mas não é verdade? Pra que contar tanta vantagem se todos nós vamos comer capim pela raíz, ou por acaso o Paulista quando morre não vai para debaixo da mesma terra que o Nordestino?

De que adianta tanta perda de tempo???

A.D.L disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A.D.L disse...

Acho "E lá Vou eu" da Rita Lee tão linda qto "Asa Branca" do Gonzagão... rsrsrsrsrsrsrsrsr

Mente Hiperativa disse...

Cada um tem seu gosto né... rsrsrrs Ninguém é obrigado a aplaudir e elogiar a música nordestina, basta respeitar seu valor.

Eu mesmo já tive tempo de não gostar, mas era porque a dele ( Luiz Gonzaga) música passava pelos meus ouvidos e eu nem escutava. Quando eu parei pra ouvir a letra, entender e me colocar no lugar do sertanejo... Carambaaaaa as músicas do cara são Belíssimas po, poesia pura, é o retrato da vida do cidadão Nordestino, perfeito.

Pra mim isso não o torna melhor ou pior do que Rita Lee, adoro muito as músicas dela, mas não se compara. Não se compara jazz com mpb kkkkkk.

Abraço

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana