#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


18 julho 2010

Quanto custa um lugarzinho no céu?

OK, preciso confessar uma coisa: muitas vezes eu acho as religiões uma imensa perda de tempo, as igrejas são como templos de alienação, os chefes religiosos como grandes peões que vão tocando a boiada, acalmando a 'massa' pra que ela não se revolte contra o sistema.

Claro que eu posso estar sendo um pouco exagerado, generalizando demais, mas é assim que eu enxergo, um processo bem abrangente. Talvez não seja TODA religião ou TODO religioso assim, mas a filosofia religiosa leva a um direcionamento nesse sentido. Basta observar à sua volta e constatar o que estou falando, procure os religiosos poderosos, fanáticos, seguidores e se pergunte o que eles estão fazendo. Converse com essas pessoas, decifre suas palavras e veja o que elas pensam sobre sua religião.

Leia sobre a antiguidade, a idade média, leia sobre as guerras, as revoluções, sobre os Estados e governos, logo vai perceber que a religião sempre esteve metida no meio disso tudo, por trás sempre esteve a igreja alienando o povo a lutar cegamente por seus interesses, além de financiar com o dinheiro do próprio povo todos esses conflitos que beneficiavam apenas aos poderosos.
A história só confirma tudo que falo aqui.

Sinceramente, você acha que hoje é diferente? Mudou alguma coisa? Já dizia um sábio amigo meu, "a história se repete e quem lê sobre o passado pode enxergar o que acontece no presente."

Por isso eu não sigo religião alguma (aposto que você já tinha concluido isso), não frequento igreja nem faço propaganda de nada disso; acredito em Deus, muito, e tenho amigos de diversas religiões, alguns apenas simpatizantes e outros até fanáticos, respeito todos eles. Respeito, o que não significa que eu acredite ou ache normal certas coisas, discordo de alguns pontos. NA MINHA OPINIÃO, um lugar onde se busca ajuda espiritual e precisamos pagar por isso, pra mim não é um lugar de Deus. Desse tipo de lugar eu passo bem longe, atravesso a calçada e ando pelo outro lado da rua. Pra mim isso é vender a palavra de Deus, é usar o nome dele pra tirar proveito das pessoas.


Você já ouviu dizer que na idade média se vendia lugar no céu? A igreja vendia às pessoas abastadas que compravam um lugar pra ir depois de morrer, muita gente ouve isso e acha um absurdo, mas HOJE em dia se faz a mesma coisa, pode acreditar que tem gente que ainda cai nessa. Muitas vezes vejo nas ruas, nas conversas e até nos programas de televisão da madrugada, pessoas desesperadas, carentes de tudo, que são cruelmente exploradas, extorquidas, alienadas. Eles pegam uma pessoa que não tem nada e tiram tudo dela. Tiram não só o dinheiro, mas também o mais importante, sua capacidade de pensar, de julgar o que é bom ou ruim, certo ou errado.

Não quero aqui julgar religiões, afinal quem sou eu pra dizer quem tá certo ou errado? Não posso dizer que tal religião é certa e tal é errada, talvez existam porções podres que se aproveitam da carência das pessoas, explorando-as até a última gota de sangue. Hoje em dia há muitas pessoas carentes de esperança, o mundo está carente, as pessoas precisam de apoio, e diante desse contexto existem pessoas que usam a religião e o nome de Deus pra vender -literalmente- a salvação através de alguma igreja, lhe prometendo mundos e fundos, explorando o pouco que aquela pessoa tem. Isso é um absurdo, uma falta de dignidade, falta de amor ao próximo.

Até quando pessoas vão usar o nome de Deus pra acumular riqueza? Até quando pessoas vão ser enganadas dessa forma? Será que elas não conseguem perceber a cilada na qual estão?

[Mente Hiperativa]

2 comentários:

Hugo Otávio disse...

Interessante que estava lendo outros textos que abordam um pouco do tema e compartilho em:

http://outrocristianismo.blogspot.com/2007/07/estou-cansado.html

http://pastorgeraldomagela.blogspot.com/2010/07/razoes-porque-detesto-religiao.html

Já havia lido sobre esse texto do Pr. Godim e, realmente, ele tem muita razão na sua explanação acerca do mundo evangélico (do qual faço parte). Infelizmente, muito do Evangelho não tem sido demonstrando nas vidas daqueles que o tem pregado, além do que, escândalos e posicionamentos distorcidos têm sido vistos na nossa realidade atual. Não é de se assustar, pois para aqueles que leem as escrituras, já estava escrito que muitos viriam e seriam como lobos disfarçados de ovelhas para enganar multidões em prol de interesses pessoais. Também estou cansado, assim com o Godim. No entanto, decidi NÃO seguir religião, pois esta sim é o ópio de uma sociedade destruidora e perversa. A religião nos mostra que para alcançarmos Deus é preciso esforço, bondade e caridade ao próximo, dentre outros pontos os quais muitas vezes são frutos de vontades humanas, transmitidas por pessoas sem compromisso com o propósito de Deus. Gente que corrompe os ensinamentos de Cristo e enganam a muitos, sejam nos dízimos, ofertas, proibições, doutrinas... Enfim... uma outra história. Não sigo religião por isso. Aprendi que existem sim pessoas usadas por Deus para nos abençoar, além do que é preciso estar firme e conhecer os desígnios de Deus, lendo Sua palavra, procurando aprender com ela, mas acima de tudo, vivê-la em sua integridade.
Por isso, o meu foco não é seguir religião, mas procurar seguir a Cristo, segui-lo e viver conforme Ele andou. Estudá-lo é perceber que ser cristão é possível, sem ser religioso, sem precisar viver nessa realidade frustrante e mesquinha, repleta de interesses humanos.
Confesso que sou feliz pois creio que estou nesse mundo não por acaso. Ter sido um vencedor naquela disputa de espermatozóides, desde a fecundação, não foi apenas uma atração bioquímica, com liberação de enzimas para a penetração do espermatozóide... Não, não...
Acredito, piamente, que existe um ser Supremo, que está em todos os lugares, olhando para nós e cuidando de cada um. Por isso o tenho seguido e, nunca me desanimei por conta de tudo que tem acontecido no mundo "gospel". Já estava escrito...
Isso não é para desanimar e fazer desacreditar. Muito pelo contrário. É sabendo desses fatores que ficaremos mais fortes em rejeitar a religião que nos aprisiona e vivermos olhando para aquele que deu o Seu filho, um dia, por amor a pessoas, como eu e você, que nada merecíamos, mas pela Sua Graça, morreu em nosso lugar.
Religião não! Jesus sim!
Abração!

Mente Hiperativa disse...

Poise meu caro em toda religiao existe os bandidos que querem tirar proveito, por isso mesmo que eu nao citei religiao tal ou religiao tal.

Da mesma forma existem muitas pessoas de bom coraçao que querem fazer o bem. E eu nao condeno religiao alguma, apenas EU nao sigo qualquer uma delas, ate porque eu sou meio xiita ne... enfim.

Pra finalizar eu assino embaixo do que voce disse "Religião não, Jesus(com seus vários nomes) sim!"

Afinal de contas ele não fundou religião alguma, porque nós deveríamos perder tempo discriminando uns aos outros se estamos todos cultuando o mesmo Deus?

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana