#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


27 julho 2010

Sonhos possíveis

Indico a leitura do seguinte texto para todos que são portadores de transtornos psiquiátricos, que tem amigos ou parentes assim, que convivem com alguém assim. Indico a leitura a todos, pois no fundo todos somos diferentes, todos temos nossas peculiaridades que mesmo não sendo consideradas trantornos psiquiátricos, muitas vezes atrapalham um pouco nossa vida, tornando as coisas mais difíceis.

Os créditos do texto se encontram ao fim desta página.



------------------------------------------------------------------------------

O maior sonho de um portador de transtorno psiquiátrico é simplesmente ser compreendido, ter um relacionamento normal com as pessoas, com um parceiro ou parceira...


Somos pessoas difíceis, de difícil relacionamento. Muitas vezes não sabemos expressar o que estamos sentindo, e nós vemos que aqueles que estão ao nosso lado ficam sem saber o que fazer, e acabam tomando atitudes que ocasionalmente nos irritam. Somos surdos, numa terra de cantores de ópera! Somos cegos, sozinhos, atravessando a avenida mais movimentada da cidade!

Mas, nós sabemos, só não sabemos como dizer... Em várias ocasiões, demonstramos esse nosso “saber/sentir”, interpretando uma música, fazendo poemas ou contos, pintando, fotografando, esculpindo... Digo, posso até estar errada, mas os grandes artistas de qualquer seguimento da arte são portadores de algum transtorno, pois têm a sua sensibilidade aguçada a ponto de ir além do possível... Bem, nem todos podem ter, mas aqueles que têm algum transtorno, certamente são grandes artistas!

Sendo assim, veja bem, o que temos que vencer é a barreira da comunicação com os outros, tratando nossas mazelas da forma correta – mais uma vez – medicamentos, médico e psicoterapeuta – e procurando calar aqueles medos e inseguranças que povoam nossa mente... Tentar substituí-los por sonhos possíveis, sonhos de vida em paz, como um rio calmo correndo para o mar, sem pressa, sem barreiras, só com belas árvores e flores nas beiradas desse rio da nossa vida. Olhar quem nos cerca com paciência extraída do fundo deste rio, do fundo d’alma.

Difícil? Muito. Requer muito de nós, e nem sempre estamos com estado de espírito para isso... O fantasma da tristeza vive a nos assombrar... Mas, lembre: fantasmas também podem fazer “puff!” depois que você conseguir não ligar para eles! É tentar, com vontade, ou relaxar e deixar fluir esta tristeza para as profundas! Somente a tristeza deve ir. Eu, Você, Nós, temos coisa melhor para fazer! Tentar transformar o mundo daqueles que não tem nada, num mundo mais sensível. Só assim, eles entenderão o que estamos dizendo, o que precisamos, o que todos precisam – afeto, compreensão, carinho, amor.


Um texto de Lígia Flôres


-------------------------------------------------------------------------------------------
Colei daqui: http://filosofiadaloucurasomostodosloucos.blogspot.com
-------------------------------------------------------------------------------------------

[Mente Hiperativa]

8 comentários:

Renata de Aragão Lopes disse...

Eu diria que "simplesmente ser compreendido" é o sonho de todos, e não só daqueles que apresentam diagnosticado algum transtorno psiquiátrico.

Algo simples e difícil assim...

Um abraço,
Doce de Lira

[Ananda] disse...

Q lindo,infelizmente,muitas pessoas não tem essa sensibilidade ,de tratar o outro com normalidade,infelizmente as pessoas parecem ter perdido essa sensibilidade.Sonhos são possíveis sim.ah,as vezes parece q as pessoas perdem o caminho..ai,ai.
é lira,simples e as vezes as pessoas complicam assim.

Ana SSK disse...

Muito melhor ser aceito do que compreendido.

Mente Hiperativa disse...

Eu diria ainda que além de melhor é também mais fácil.

Luciana Lmarge disse...

OIEEEE!!!
Vim te ver e agradecer a visitinha...
beijossss

Jackson disse...

Lindo esse texto. Obrigado!

Barbara disse...

Olá.
Não sei o tamanho de minha (in)sanidade.
Mas depois de uma estrada pedregosa, o que mais anseio nem é ser compreendida - é ter serenidade, o que fatos não me permitem ou eu não me permito.
Afeto, compreensão, carinho, amor, nessa fase de vida, resolvo direcionar para mim mesma, na busca de um cantinho de "Shangrilá" em mim.

Déia disse...

Difícil e fácil ao mesmo tempo.. tão pouco que precisam, né?

bj

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana